Rua Afonso Pena, 89 - Farol |  tavares.executivo@acadeal.com.br | 82 3435-1305 

Ascom Acadeal com Agência Câmara de Notícias
 
Após grande mobilização da ABAD e suas filiadas, a Câmara dos Deputados aprovou o PLP 05/2021, que altera a Lei Complementar nº 160, de 7 de agosto de 2017, nesta terça-feira (28/09), no Plenário, em Brasília. 
 
Em relação a bancada alagoana, todos os deputados presentes votaram a favor: Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Nivaldo Albuquerque (PTB), Paulão (PT), Pedro Vilela (PSDB), Sérgio Toledo (PL), Severino Pessoa (Republicanos) e Tereza Nelma (PSDB). 
 

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, o vice-presidente da ABAD, Juliano Faria Souto, o presidente da Acadeal (Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas), José de Sousa Vieira, os diretores da Acadeal Aldo Nobre e Edivaldo Cunha, o consultor da Acadeal, Antônio Moura, e o presidente do Sindiatacadista/DF (Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal), Lysipo Torminn Gomide, se reuniram, nesta quarta-feira (15/09), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em seu gabinete, em Brasília, para entregar um parecer técnico sobre o Projeto de Lei 05/21, que está na Casa para ser votado em Plenário.

O presidente da Acadeal, José de Sousa Vieira, membros da diretoria, de empresas associadas e o Executivo da entidade, Tavares, participaram da 40ª Convenção Anual da Abad, realizada nos dias 9, 10 e 11/08/2021, em São Paulo.

O evento contou com painéis debatendo temas importantes para o setor com profissionais que são referência no segmento. Também foi realizada a tradicional premiação dos Maiores Atacadistas Distribuidores de cada estado.

Ascom Acadeal

O Governo do Estado de Alagoas, através do Decreto no. 75.381/2021 - DOE AL - Suplemento de 30.07.2021, promoveu alterações nas disposições do Regime de Tributação Favorecida do ICMS para operações realizadas por Estabelecimento Comercial Atacadista, regulamentadas pelo Decreto no. 20.747/2012.

Por Ascom Acadeal com Ascom Governo de Alagoas

A Associação do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal) vem mantendo diálogo frequente com o Governo de Alagoas com o objetivo de gerar melhorias para o setor. Entre as demandas apresentadas, estavam alterações na legislação tributária. Mais uma vez, o governo sinalizou positivamente, atendendo ao pleito do segmento.

É com muita honra que represento aqui o setor atacadista distribuidor do Estado de Alagoas, segmento que trabalha com afinco para abastecer o comércio varejista (supermercados, mercadinhos, lojas de materiais de construção, padarias, farmácias, hotéis, bares e restaurantes) e, portanto, a casa das alagoanas e alagoanos.

Depois de extenso debate na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), na Câmara dos Deputados, o texto do Projeto de Lei Complementar 05/2021, que concede ao setor de comércio a prorrogação dos incentivos fiscais de ICMS, foi aprovado na quarta-feira, 7 de julho.  A reunião da CFT teve a participação de 64 deputados e teve apenas um voto contrário ao projeto. CLIQUE AQUI para ver a lista de parlamentares presentes.

O primeiro painel da programação oficial da Convenção Anual da ABAD vai abordar a transformação do setor e os desafios da cadeia de abastecimento frente à conjuntura tecnológica que irá tornar o Canal Indireto ainda mais eficiente, rentável e competitivo. Coordenado por Roger Saltiel (foto), da Integration, e o prof. Nelson Barrizzelli, da FIA, o Comitê Canal Indireto vem discutindo desde 2018, com representantes da indústria e do setor atacadista e distribuidor, o panorama futuro do canal.

O projeto de lei 05 de 2021 chegou essa semana à Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara dos Deputados, e a deputada Paula Belmonte, Cidadania-DF foi designada relatora do PLP na comissão. A assessoria parlamentar da ABAD em Brasília já está articulando uma reunião com a deputada para que os representantes do comércio, incluindo o atacado distribuidor, possam apresentar os argumentos a favor da aprovação do projeto. A expectativa é de que a deputada apresente o parecer sobre projeto na Comissão nas primeiras semanas depois do recesso parlamentar, em agosto.

O segundo painel da programação oficial da Convenção Anual da ABAD, “Avanços tecnológicos e mudança nos hábitos de compra impulsionam o Marketplace no Brasil e no mundo”, vai discutir como a tecnologia vem estimulando novas formas de interação entre marcas, varejistas e consumidores e como aproveitar as oportunidades da digitalização. O painel também vai apresentar o novo canal de vendas do setor, detalhando o andamento da implementação do marketplace do setor atacadista e distribuidor.

 

Rua Afonso Pena, 89 - Farol - Maceió, Alagoas  |  (82) 3435-1305  | tavares.executivo@acadeal.com.br